segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Como tudo começou

  A ideia desse blog é poder compartilhar a sensação de uma pessoa dinâmica, ativa, vaidosa e de repente descobrir que estava com câncer. O medo, a ansiedade, a vaidade, o presente e como será o futuro?

  Vou contar como tudo começou...

10/08/2011

Fiquei internada durante 30 dias, em coma, por conta da bactéria "Acinetobacter", que adquiri trabalhando na UTI do hospital. Após acordar, fiquei mais 25 dias em isolamento, totalizando 55 dias internada.
  Isso era só o início...

 O sofrimento não era meu, pois eu estava "dormindo". O sofrimento maior foi da minha família, uma vez que eu estava desenganada pelos médicos.
  Minha recuperação foi lenta, aos poucos acreditava que estava superando. Mas algo me dizia que eu ainda tinha mais coisas para enfrentar. Lembro que meu filho João Gabriel completaria 15 anos no dia 24 de junho e durante esse período eu falei com meu marido Gilberto que estava com uma sensação de que algo iria acontecer comigo após esse aniversário. Eu tinha consciência de que eu teria que passar por todo o sofrimento, mas dessa vez acordada...
   E foi assim...

  As dores lombares foram aumentando, minha dificuldade para andar foi piorando e iniciei as pesquisas de médico em médico. Fui à cirurgiões, achando que poderia ser crise de rim ou pedra na vesícula. Fui ao ortopedista e ele pediu uma ressonância. Demorei para  fazer pois na época minha mãe havia detectado a necessidade de colocar 5 pontes safenas. Foi tudo junto!!
  Ao fazer a ressonância foi detectado na medula o "Mieloma múltiplo". Ao receber a notícia pelo D. Rodrigo, estava sozinha e o chão me faltou. Liguei e Juninho, meu filho, foi me buscar no hospital Santa Cruz porque eu não conseguia dirigir. D. Rodrigo indicou a Dra. Flávia, oncologista. Liguei e mais uma vez fui sozinha. Era uma opção minha, pois sempre fui muito independente e não gostava de incomodar ninguém.
  Ao chegar na clínica fiquei sabendo que meu amigo Ricardo Salgado era um dos sócios. Na consulta com Dra. Flávia conversamos e ao fazer a leitura dos exames ela, mais uma vez, diagnosticou o Mieloma múltiplo. Mais uma vez, o chão me faltou e eu ali sozinha, sem ninguém (por opção), pois não acreditava que seria confirmado. Ela pediu que eu retornasse na parte da tarde para uma consulta com o Hematologista, Dr. Leandro.
  Sai dali e não quis ir para casa, mamãe estava de repouso e não poderia ter notícias ruins, estava aguardando sua cirurgia. Andei pela Rua Moreira César, fui na casa de minha irmã Nádia mas ela não estava e acabei no salão fazendo uma escova. Acho que tive medo de perder meus cabelos...
  Liguei para casa e Dedé, minha irmã, foi se encontrar comigo para ir em Dr. Leandro.
  Retornei à clínica, dessa vez acompanhada e logo encontrei com Ricardo Salgado, ele já sabia do meu problema, pois a Dra. Flávia, sabendo de nossa amizade, já havia falado com ele, que por sua vez foi muito solícito e amigo. Quando entrei no consultório de Dr. Leandro, Ricado foi em seguida pedir para que ele me desse uma atenção especial.
  Naquele momento me senti muito acalentada.

A  confirmação do Mieloma...
  Duranta a consulta com Dr Leandro ele explicou todo procedimento,a gravidade e marcou a biopsia.
  Fui fazer a biopsia e mais uma vez ,minha irmã Dede me acompanhou.Ali começou o sofrimento.A dor foi insuportável.Depois de 15 dias recebi um telefonema para retornar  ao consultório.Era para buscar o resultado e dessa vez foi meu filho Juninho que me acompanhou e segurou minha mão na hora que soube a confirmação.As lágrimas desciam pelo meu rosto como uma cachoeira.
   O tratamento foi oral.A quantidade de comprimidos diariamente era grande e as dores eram imensuráveis.Até que um dia eu ja não andava mais...Precisava ser carregada dentro de casa.Nesse mesmo momento,minha mãe encontrava-se internada para cirurgia cardíaca e não tinha noção do que acontecia comigo.Assim eu pensava...
   Foi um período árduo. Muitas dores,muito sofrimento.Mas eu tinha muita FÉ.Eu acreditava que  conseguiria passar por mais essa batalha.Rezava diariamente.Aliás,tive um grupo de orações muito grande.Meus amigos,amigos dos amigos,parentes dos amigos,não importava a religião mas todos rezavam,oravam,clamavam pela minha cura e Ele ouviu...
   Durante o período da quimio fiquei muito inchada e só saia de casa para ir ao médico e fazer alguns atendimentos que mantive. Durante esse período, aos domingos pela manhã, recebia a visita de minha cabeleireira Marcia, que se tornou uma grande amiga, e fazia questão de fazer meu cabelo. Sua visita era certa e eu me sentia muito melhor.
   Acho que a união de minha família,os cuidados foram primordiais para minha cura.Cada um ,do seu jeito,foi abrindo mão de suas vidas e assumindo a minha...
   Nos finais de semana eu era acordada por primos(as) e tios(as) para tomar café da manhã.Já chegavam com o pão...ISSO FOI A MEDICAÇÃO QUE EU PRECISAVA.
   Meu marido só saia para trabalhar depois de cuidar de mim e antes de escurecer já estava de volta.Nós rezávamos diariamente juntos...



Cara de Trakinas e barriga de M&M...

  Cada vez mais inchada,nada entrava e nem ficava bem.
   Um dia cheguei para consulta e encontrei com meu amigo,Dr Ricardo,e ele perguntou como eu estava.Eu respondi: _ Alguém pode estar bem com essa cara de Trakinas e essa barriga de MM? Ele riu e disse: -Trakinas é um biscoito gostosinho!
Mas eu continuava mal....
As pessoas me consolavam dizendo que naquele momento eu deveria só pensar na cura e eu me sentia mal em pensar na minha vaidade,mas aquilo era real.Eu era vaidosa e a tristeza tomava conta de mim! Me arrumava e nada ficava bem...Mas eu continuava me arrumando,não deixava a tristeza entrar, pelo menos eu tentava!




Preparando para o transplante....
21-1-2013- Internação no HCN (Hospital das Clínicas de Niterói)


22-1-2013- Início da coleta de células.
                       Resultado:72 milhões de células! O maior resultado encontrado pelo Banco de sangue.Anteriormente havia sido 25 milhões.
Uma benção!
23-1-2013- Colocação do cateter para iniciar a químio colocado de 1ª!
                     Mais uma benção!
24-1-2013- Início da quimio venosa.
                      Não tive enjoo,nem cansaço!
                      Fiz meus marcadores de livro durante a quimio.



Mais uma benção!
25-1-2013- 2º dia da quimio.
26-1-2013-  Transplante de Medula






05-2-2013- Sai do hospital

Minha recuperação foi excelente e meu tempo de hospital foi menos do que esperava.Apenas 16 dias!
Fui para casa mas sem visitas!A imunidade estava zerada e eu estava como um bebe.Eu ia começar uma vida nova!
Agora sim os enjoos aumentaram,muito cansaço,falta de ar e sem paladar.
Os cabelos começaram a cair...

Estava sem cabelos ,foi quando me dei conta da minha doença ...
  
                       ANTES                                                                                           AGORA




Minha auto imagem estava nos cabelos...

Dos 51 kg que tinha,cheguei a 68 kg, mas a queda dos cabelos foi a identidade do câncer.
Por incrível que pareça ,foi a queda dos cabelos que me tornou mais próximo da minha doença.Ali eu me dei conta do Câncer.Não queria ver ninguém! O lenço foi meu aliado.
Recebi de uma amiga,Silvana, uma caixa de lenços,emprestados.Várias cores! 


E fiz do lenço meu novo estilo!










Agradecendo Nossa Senhora Aparecida





Na Igreja de Frei Galvão




Comemorando o dia das mães

Filhos amados

Sobrinhos queridos

 Família de força! Amo!!





  AGORA ERA QUESTÃO DE TEMPO...E tive que aprender a ter paciência.
Só apareci para meus amigos no aniversário de João Gabriel,4 meses após o transplante,ainda de lenço.

Minha norinha responsável pela construção desse blog


Na semana seguinte meus filhos e marido pediram para eu tirar o lenço.Foi aí que tirei...
 Com ajuda de uma nutricionista iniciei uma dieta.



Algumas fotos atuais:



Comemorando com almoço em família: Primos queridos


Visitando a família em Friburgo


Um grande companheiro


Agosto de 2013 - aniversário de Yuri



Primeira viagem após o transplante - Casamento do amigo San em Paraty


Viagem à Paraty com os amigos André e Julia - casamento de San


Segunda viagem após o transplante - Salvador



 Após 9 meses de transplante, agradecendo ao Senhor do Bonfim - Bahia

                                         

Foi minha fé e as orações de familiares e amigos responsável por essa vitória!



Após 9 meses do transplante, em Salvador.



     Iniciando atividades profissionais: Conselheira do Conselho Regional de Fonoaudiologia do RJ








Simplesmente felizes!





  Enfim, foi minha FÉ, as orações dos familiares, dos amigos, dos amigos dos amigos que me deram força e coragem para hoje contar essa história. Vocês não imaginam como foi difícil, devido à minha vaidade, postar algumas fotos. Mas o importante é que hoje estou bem e quero compartilhar com vocês...